quarta-feira, 14 de julho de 2010

Aula 9: Piaget 2

Ele concebe a criança como em constante processo de aprendizagem em interação com os objetos. Para ele o desenvolvimento psiquico passa por estágios, o desenvolvimento tende ao equilibrio é contínuo e diferente em diferentes estágios. O primeiro estágio é preparação para o seguinte e assim por diante. Não é uma transição abupta, mas cada um tem características próprias.

Estágio sensório-motor (0-2 anos)
Inteligência centrada na percepção e motor. Inicia com reflexos. Não há diferenciação entre eu e mundo exterior. Por causa dessa indissociação primitiva tudo que é percebido é centralizado na própria atividade. Neste estágio esta trabalhando a noção de eu e diferenciação dos objetos. Ele vai organizando a realidade a partir da noção de permanencia do objeto. A criança gosta de exercícios repetitivos (reação circular).

Estágio pré-operatório (2-7 anos)
Surge a linguagem e a representação simbólica. A criança é egocêntrica. Seu pensamento é um  misto de realidade e fantasia o que levará a uma visão distorcida da realidade. Não tem noção de conservação.
Animismo: A boneca está com fome
Artificialismo: homem cria fenomenos naturais.

Estágio operatório-concreto (7-12 anos)
Coincide com escolarização e o egocentrismo diminui. O pensamento é reversivel e a fantasia e o real não se mistura mais. Já tem inclusão de classe, mas não abstrai, precisa do concreto.

Estágio operatório-formal (acima de 12 anos)
A necessidade da presença do objeto é substituida por hipóteses e deduções e o objeto é substituido por sua representação simbólica. A principal característica do pensamento é a mobilidade/flexibilidade. Trabalha com signos complexos, tem vida grupal e juizo moral.

Desenvolvimento moral
A moral é um sistema de regras e o respeito que o indivíduo tem por elas. Tem 3 etapas:
- Anomia (até 6 anos): não segue regras coletivas pelo egocentrismo e apego aos objetos.
- Heteronomia: Regras são dos Deuses e qualquer alteração é trapaça ou o jogo é livre e suas regras podem ser modificadas ou desconsideradas. Realismo moral (obediencia às regras pela consequência).
- Autonomia: consideração adulta do jogo (regras)

A relação entre as pessoas pode ser por:
- Coação: imposição da forma de pensar
- Reciprocidade: cooperação, autonomia e contrução da democracia.

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