quarta-feira, 14 de julho de 2010

Aula 8: Piaget 1

Antes dos interacionistas haviam diversas teorias inatistas para explicar o desenvolvimento humano. Piaget foi além do desenvolvimento infantil, ele queria explicar como nos tornamos humanos. Ele privilegia os fatores biológicos influenciando o desenvolvimento mental.

Aos 11 anos escreve seu primeiro artigo (pardal albino). Sua mãe era religiosa e ele queria conciliar fé e razão. Fez doutorado em biologia (todo organismo possui uma estrutura permanente que pode modificar-se sob a influencia do meio). Estudou psicologia (em busca da gênese) e trabalhou com Binet na padronização de testes. Nos testes psicométricos, Piaget passou a investigar os erros ao invés de apenas classificar as respostas, ele queria entender a lógica por tras dos erros.

Método clínico: interroga a respeito do que parece óbvio. Criou situações experimentais para crianças de até 7 anos (com principio de conservação) e descobriu que o modo de pensar da criança é diferente do adulto.

A ação é fonte do conhecimento. Conservação da matéria não é ensinado pelo adulto, mas na manipulação da matéria (ação) que a criança aprende o conceito.

Desequilibração: não conhece elementos estranhos.
Assimilação: incorporação de elementos estranhos ao organismo.
Acomodação: modificação destes elementos fazendo parte dos esquemas de ação do sujeito.
Adaptação: interjogo entre assimilação e acomodação.

0 comentários:

Postar um comentário