quarta-feira, 14 de julho de 2010

Aula 7: Conceitos científicos

O desenvolvimento humano é dinâmico e complexo. Precisamos da interação com o outro para aumentar nosso repertório. A escola surge como sistematizador da relação da criança com o mundo. A escola representa os saberes necessários para a participação social. Nesse processo a criança é um sujeito ativo deve perguntar e experimentar. Para a criança a escola é um espaço de socialização e de construção de conhecimento.

Vygotsky não acredita que a escola seja o único lugar de construção de conhecimento, mas lá as relações de conhecimento são intencionais e planejadas.

Vygotsky tem 3 idéias sobre desenvolvimento e aprendizagem:
- Na escola o conhecimento deve ser observado de maneira prospectiva (para além do que é capaz de fazer).
- Os processos de aprendizagem movimentam os processos de desenvolvimento (a aprendizagem é de fora para dentro)
- Importância dos outros membros do grupo social na mediação entre cultura e individuo.

O impacto da escolarização no desenvolvimento de funções psiquicas mais elaboradas vai depender da qualidade do trabalho realizado. O ensino só é eficaz quando se adianta ao desenvolvimento.

0 comentários:

Postar um comentário