terça-feira, 13 de julho de 2010

Aula 6: Conceitos elementares

A apropriação da linguagem é dinâmica e multifatorial, por isso cada criança apropria-se dela de modo diferenciado a medida que participa ativamente das interações. Quanto mais a criança se apropriar dos elementos culturais mais será tratado como ser de participação do contexto social. Com a palavra pode conhecer o mundo sem vivenciar, apropriando-se da experiência do outro.

Pino ao explicar a mediação semiótica na construção do psiquismo infantil diz:
- Função indexical em que o signo está preso ao objeto e assim a criança aponta e pede como forma de representar interanamente a representação do objeto.
- Função simbólica em que o objeto já está internalizado e o sujeito já pode manifestar seu uso e sua função a partir desse conceito internalizado.

É através do signo que torna presente o que está ausente e se recorda de fatos.
- Pensamento generalizante: chamar de au au todos os animais.

A formação do símbolo não é individual, mas coletiva e a aquisição deles se dá na interação.
Assim a zona de desenvolvimento proximal exige que o adulto aproxime-se do que a criança já sabe para que ela possa alcançar o que ainda não sabe. O aprendizado humano é social, onde a criança penetra na vida intelectual daqueles que a cercam. Aprendizado e desenvolvimento estão inter-relacionados.

3 níveis de desenvolvimento da criança:
- Nível de desenvolvimento real: não tem relação com a idade cronológica, esta ligado as condições sociais, biológicas e varia de cultura para cultura. É a forma e capacidade da pessoa para resolver seus problemas.
- Nível de desenvolvimento potencial: o que a pessoa é capaz de fazer.
- Zona de aprendizagem (ZDP): a distância entre o real para o proximal. Eles aprendem com seus pares para a resolução de problemas.

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