quarta-feira, 14 de julho de 2010

Aula 11: Wallon 1

Nasceu na França em 1879. Teve formação em Medicina (Psiquiatria), filosofia e psicologia. Foi militante político contra o nazismo, lecionou filosofia e atendeu crianças "anormais" como psiquiatra. Criou uma bolsa para formação integral de professores.

Ele vê a realidade como movediça e apenas o materialismo dialético que pode captar esse movimento. A partir disso elaborou seu próprio método: análise genética (trabalho multidimensional que consiste em uma série de comparações entre diferentes realidades para esclarecer o processo de desenvolvimento, o fenômeno é analisado em suas várias dimensões).

Pressupostos que embasam sua teoria:
- A pessoa está em processo continuo de mudanças ao longo da vida.
- Em cada instante desse processo a pessoa é uma totalidade resultante da integração dos conjuntos motor, afetivo e cognitivo.
- As existências individuais e sociais estão marcadas pelas situações históricas concretas em que acontecem.
- A concepção é a de desenvolvimento aberto, em processo, em movimento, o que não elimina regressões e conflitos.
- Na passagem de um estágio para outro ocorre uma crise, cuja solução significa a passagem para um novo estágio.

O desenvolvimento motor do bebê é céfalo caudal (equilibra o pescoço e arrasta-se), quando o bebê segura objetos é próximo distal (equilibrio do tronco para as mãos).

A evolução psicológica é identificar-se e diferenciar-se do outro. Ora predomina a emoção, ora predomina o pensamento em cada estágio, mas eles se complementam. Os conflitos são propulsores do desenvolvimento. O desenvolvimento não é linear, é descontinuo e assistemático, pode em momento de crise regredir no desenvolvimento.

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