quinta-feira, 15 de julho de 2010

Aula 12: Wallon 2

Estudou diferenças e semelhanças de crianças normais e patológicas. Leis reguladoras:
- Cada estágio ou tem seu movimento predominante para dentro (para o conhecimento de si mesmo) ou para fora (para o conhecimento do mundo).
- Ora temos o motor, ora o afetivo predominando.
- Quando a direção é para si mesmo (centrípeto) o predominio é afetivo, quando é para o mundo exterior (centrífugo) predomina cognitivo. Tanto o afetivo quanto o cognitivo tem o suporte motor.

Estágio impulsivo emocional (0-1 ano)
- impulsividade motora (0-3 meses): exploração do próprio corpo, simbiose com a mãe.
- emocinal (3-12 meses): já reconhece padrões diferenciados para alegria, medo... se comunica pelo próprio corpo. Tem com a mãe um diálogo tônico (diferencia as caricias da mãe com de outra pessoa).

Estágio sensório-motor e projetivo (1-3 anos)
Já anda e fala, seu limite de exploração está maior, reconhece objetos. Com a linguagem objetiva desejos. Fase de exploração do mundo externo. Mielinazação aprimora coordenação, gosta de repetir movimentos e imitar.

Estágio do personalismo (3-6 anos)
Construção da subjetividade pela oposição (expulsão do outro) e ao mesmo tempo sedução (assimilação do outro). Tarefa central é a formação da personalidade. Diminui o sincretismo. Crise do eu (fase da birra da criança que quer se afirmar) e idade da graça.

Estágio categorial (6-11 anos)
Diferenciação nítida do eu e do outro que permite uma organização mental do espaço físico em categorias (seriação, classificação...) Predomina cognição. Inicia escolarização, criaça lembra de imagens e símbolos a partir de situações concretas.

Estágio da puberdade e adolescência (maior de 11 anos)
Domínio de categorias abstratas, autonomia X dependência, surgem questões subjetivas que não tem resposta no nível da experiência. Auto-afirmação pelo confronto com os valores dos adultos e apoio em grupos de iguais.

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