França, 1896, magistério e militar. Engaja-se como ativista político lutando pela melhoria da qualidade de ensino em seu país.
Ele propôs a troca de correspondências entre alunos de diferentes escolas.
Reduzir a quantidade de alunos por turma (25 alunos)
Ele vê o homem como ser histórico (se constrói na relação com seus pares) e a educação é um processo dialético. A educação deve ser pautada na experiência para preparar o aluno (de qualquer realidade sócio-ecônomica) para o convívio social. Defende o trabalho cooperativo e liga a educação ao trabalho.
O trabalho é uma ferramenta educacional e a educação é uma ferramenta para o trabalho.
Atividades naturais:
- O livro da vida: registor das experiências das cirnças sobre conteúdos aprendidos.
- Intercâmbio interescolar: troca de cartas para conhecer outras realidades.
- Fichas de estudo: auto-avaliação por temas.
- Aulas passeio: zoológico, interagir concretamente com conceitos da sala de aula.
- Imprensa escolar: jornal escolar com as noticias recebidas pelas cartas.
- Texto livre: redação com tema livre para a livre expressão.
- Plano de trabalho: os alunos organizavam os conteúdos curriculares.
- Correspondência intraescolar: na mesma escola com crianças de séries diferentes.
A educação pelo trabalho é a educação por meio da experiência concreta com utilização de horta, tear, marcenaria, etc. As crianças aprendem de forma lúdica e cooperativa, assim deve-se aproveitar as características infantis como curiosidade e criatividade.
a avaliação é processual com fichas de estudo e planos de trabalho. Ele se reunia uma vez por semana com os alunos para apresentar as dificuldades e articulações do conhecimento.
quarta-feira, 9 de junho de 2010
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1 comentários:
1) Os processos de avaliação utilizados por Freinet seriam hoje incluídos nas práticas avaliativas
A) fundamentais.
B) qualitativas.
C) quantitativas.
D) processuais.
2) A pedagogia de Freinet é comumente conhecida como:
A) educação natural.
B) método do trabalho.
C) educação ambiental.
D) educação pelo trabalho.
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