Italia, 1870, estudou medicina.
O método faz sucesso por ter materiais específicos, mas as escolas montessorianas são fechadas na 2ª Guerra, pois ela não apoia o regime fascista de Mussolini.
A pedagogia Montessoriana harmoniza inteligência e vontade, corpo e espirito, livre de repressão e pleno de diálogo, e reflexão sobre a auto-construção da criança.
Ela baseou-se em Seguin e a seriação, onde só podemos cobrar o domínio de uma tarefa quando todo o repertório necessário para realizá-la tiver sido dominado pela criança.
Ela trabalhava a formação completa da crinça com móveis criados por eles mesmos. No Brasil o material ganhou respaldo na Escola Nova com a divulgação de Declory.
Montessori dizia que a criança é ativa na constroi seu próprio processo de aprendizagem, por isso as salas foram modificadas para ter movimento livre e facilitar a exploração (é pelo toque que a criança decodifica o mundo).
O material apresenta conceitos abstratos a partir da interação direta com o objeto:
- Desenvolvimento da vida cotidiana: ação de vestir (quadros de abotoar) organizar, etc.
- Material sensorial: jogos de encaixe
- Material cromático: peças enroladas em fios de seda em gradação de cores. Encaixes geométricos em molduras de madeira.
- Material de linguagem: letras de lixa, alfabeto móvel e ditado mudo.
- Material de matemática: material dourado.
Disciplinando a atividade a criança deve necessariamente se responsabilizar pelos objetos de uso pessoal, quanto pelos objetos de uso coletivo.
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário