quarta-feira, 9 de junho de 2010

Aula 10: Emoção, Movimento e Cognição

A psicomotricidade é dar aspecto comunicativo ao corpo. Dominar seu corpo e sua energia.
O esquema corporal é a organização das sensações do próprio corpo. O corpo acompanha o desenvolvimento da criança por ser a primeira forma de relação com o mundo.
A educação do esquema corporal deve evoluir do global (Unidade do corpo), da ação (a própria atividade) para a reflexão (compreensão e controle do movimento em determinada atividade).
O professor deve incentivar movimentos que inclua força muscular, destreza, agilidade e flexibilidade.
As atividades envolvendo o corpo desenvolvem noção de espaço e posição que auxilia as noções matemáticas.
A música auxilia no afeto, cognição e desenvolvimento psicomotor. O movimento humano desenvolve-se pelo ritmo, equilibrio e lateralidade.
A psicomotricidade relacional diz respeito aos problemas de relacionamento enfrentados no ambito psicomotor. Assim, sua função é desenvolver núcleos psicoafetivos dos sujeitos em relação potencializando por meio do movimento a compreensão de si e do outro.
Para Wallon o ato mental se desenvolve a partir do ato motor. Ele divide os movimentos em:
Involuntários (inatos e reflexos condicionados) e voluntários (depende da inteligência e do afeto).
O ato volitivo depende de 4 etapas:
- intenção ou propósito
- deliberação (ponderamos os motivos)
- decisão
- execução
Alterações psicomotoras:
- Estupor: perda de atividade espontânea
- Agitação  ou inibição psicomotora (ex. depressão ou mania)
- Maneirismo: gestos artificiais
- Ecopraxia: imitação de um comportamento sem propósito
- Estereotipias: repetição automática (tique nervoso)
- Negativismo: oposição ativa ou passiva (deixa de fazer o que se pede)
- Obediencia automática
- Catalepsia: hipertonia
- Extravagâncias cinéticas: perda de naturalidade
- Dicinesia: movimento involuntário repetitivo e anormal

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