- Paris (1879) formado em medicina, psicologia e filosofia.
- Atuou na 1ª Gerra como psiquiatra e era militante de esquerda contra o Hittler e foi perseguido.
- Criou uma espécie de LDB na França (disse que nenhuma criança deveria ser reprovada por avaliação escolar)
- Considerava a ciência uma arte.
- Na aprendizagem a criança não é só cognição, mas tem o afeto também.
Estágios da psicogenética walloniana
- Impulsivo-emocional: emoção orienta a relação do bebê com o meio.
- Sensório-motor e projetivo (3 anos): inteligência prática e simbólica. A projeção é a maneira de exteriorizar atos mentais através de atos motores.
- Personalismo (3-6 anos): formação da personalidade. Começa a pensar por si. Afeto é predominante.
- Categorial (6 anos): função simbolica e personalidade consolidada, avanço da inteligência.
- Adolescencia: afeto é predominante com a desestruturação decorrente da mudança corporal.
As idéias do Wallon tem 4 elementos básicos que se comunicam o tempo todo:
- Afetividade
- Movimento
- Inteligência
- Formação do eu como pessoa.
As escolas precisam de espaço para se movimentar com liberdade para o desenvolvimento da criança.
- Há conflito entre interior (sentimentos, sonhos) e exterior (códigos e símbolos) é na tentativa de resolver esses conflitosque a criança desenvolve a inteligência.
- O afeto entre professor e aluno, não deve ser confundido com falta de cobrança.
- É preciso dar espaço para a criança ter seus próprios sentimentos, sem julgá-los, mas ajuda-la a expressá-los de modo socialmente aceitável.
- A tarefa mais importante do professor é a mediação aluno -sociedade.
- A escola é o segundo ambiente socializador, a criança precisa se sentir segura para se desenvolver.
- Nunca rotular o aluno.
Aspectos cognoscitivos da interação (forma de comunicação dos conteúdos e tarefas escolares)
- Falar com simplicidade sobre temas complexos.
Aspectos sócio-emocionais (relação e normas disciplinares)
- É preciso combinar respeito e severidade.
- Autoridade do professor e autonomia dos alunos.
- Aulas agradáveis tendem a ter menos indisciplina.
0 comentários:
Postar um comentário