segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aula9: A teoria de Henri Wallon

  • Paris (1879) formado em medicina, psicologia e filosofia.
  • Atuou na 1ª Gerra como psiquiatra e era militante de esquerda contra o Hittler e foi perseguido.
  • Criou uma espécie de LDB na França (disse que nenhuma criança deveria ser reprovada por avaliação escolar)
  • Considerava a ciência uma arte.
  • Na aprendizagem a criança não é só cognição, mas tem o afeto também.
Estágios da psicogenética walloniana
  1. Impulsivo-emocional: emoção orienta a relação do bebê com o meio.
  2. Sensório-motor e projetivo (3 anos): inteligência prática e simbólica. A projeção é a maneira de exteriorizar atos mentais através de atos motores.
  3. Personalismo (3-6 anos): formação da personalidade. Começa a pensar por si. Afeto é predominante.
  4. Categorial (6 anos): função simbolica e personalidade consolidada, avanço da inteligência.
  5. Adolescencia: afeto é predominante com a desestruturação decorrente da mudança corporal.
As idéias do Wallon tem 4 elementos básicos que se comunicam o tempo todo:
  • Afetividade
  • Movimento
  • Inteligência
  • Formação do eu como pessoa.
As escolas precisam de espaço para se movimentar com liberdade para o desenvolvimento da criança.
  • Há conflito entre interior (sentimentos, sonhos) e exterior (códigos e símbolos) é na tentativa de resolver esses conflitosque a criança desenvolve a inteligência.
  • O afeto entre professor e aluno, não deve ser confundido com falta de cobrança.
  • É preciso dar espaço para a criança ter seus próprios sentimentos, sem julgá-los, mas ajuda-la a expressá-los de modo socialmente aceitável.
  • A tarefa mais importante do professor é a mediação aluno -sociedade.
  • A escola é o segundo ambiente socializador, a criança precisa se sentir segura para se desenvolver.
  • Nunca rotular o aluno.
Aspectos cognoscitivos da interação (forma de comunicação dos conteúdos e tarefas escolares)
  • Falar com simplicidade sobre temas complexos.
Aspectos sócio-emocionais (relação e normas disciplinares)
  • É preciso combinar respeito e severidade.
  • Autoridade do professor e autonomia dos alunos.
  • Aulas agradáveis tendem a ter menos indisciplina.

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