- Pode ocorrer interação com objetos e eventos.
- Intercâmbio social (comunicação)
- Pensamento generalizante (generaliza experiências indivíduais para signos compartilhados)
O significado sofre modificações:
- Significado propriamente dito (núcleo básico de compreensão compartilhado por todos)
- Significado para cada indivíduo (sentido da palavra para o indivíduo, envolve afetividade)
Movimento é do social para o individualizado. A princípio a linguagem é para comunicação e depois para formar pensamento (discurso interior)
- O que media o discurso socializado para o interior é a fala egocentrica
- Fase pré-verbal do pensamento com fala independente do pensamento (choro, balbucio)
- Aos dois anos o pensamento começa a ser falado (curiosidade e aumento rápido de vocabulário)
- A criança usa primeiro a palavra pelo som sem significado, assim o pensamento verbal não é inato vem de fora para dentro.
- A fala da criança é tão importante quanto a ação para atingir um objetivo.
- Quanto mais complexa a ação exigida pela situação e menos direto a soclução, maior importancia da fala.
3 grandes posições teóricas:
1. A aprendizagem é independente do desenvolvimento, a aprendizagem é externa, mas não participa ou modifica o desenvolviemnto (Piaget) o desenvolvimento deve atingir uma etapa de maturação para que seja possivel tal aprendizagem.
2. A aprendizagem é desenvolvimento, aprendizagem no primeiro plano e desenvolvimento é natural. Os dois processos são simultâneos, cada etapa de aprendizagem corresponde a uma etapa do desenvolvimento.3. Desenvolvimento é independente da aprendizagem, mas aprendizagem é coincidente com desenvolvimento.
- O domínio da linguagem é fundamental para o desenvolvimento cultural.
- O Professor intermedia o social com a construção do conhecimento de diferentes culturas.
- O professor deve conhecer o universo cultural e vocabular do aluno.
0 comentários:
Postar um comentário