segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aula8: Vygotsky: pensamento e linguagem

A interação é espaço privilegiado para a construção de sentido.
  • Pode ocorrer interação com objetos e eventos.
A linguagem dá vida ao pensamento (representação da realidade). Duas funções:
  • Intercâmbio social (comunicação)
  • Pensamento generalizante (generaliza experiências indivíduais para signos compartilhados)

 O significado sofre modificações:

  •  Significado propriamente dito (núcleo básico de compreensão compartilhado por todos)
  •  Significado para cada indivíduo (sentido da palavra para o indivíduo, envolve afetividade)

Movimento é do social para o individualizado. A princípio a linguagem é para comunicação e depois para formar pensamento (discurso interior)
  • O que media o discurso socializado para o interior é a fala egocentrica
  • Fase pré-verbal do pensamento com fala independente do pensamento (choro, balbucio)
  • Aos dois anos o pensamento começa a ser falado (curiosidade e aumento rápido de vocabulário)
Tem 2 planos de fala: interno (significativo, semântico) e externo (fonético)
  • A criança usa primeiro a palavra pelo som sem significado, assim o pensamento verbal não é inato vem de fora para dentro.
  • A fala da criança é tão importante quanto a ação para atingir um objetivo.
  • Quanto mais complexa a ação exigida pela situação e menos direto a soclução, maior importancia da fala.

3 grandes posições teóricas:

1. A aprendizagem é independente do desenvolvimento, a aprendizagem é externa, mas não participa ou modifica o desenvolviemnto (Piaget) o desenvolvimento deve atingir uma etapa de maturação para que seja possivel tal aprendizagem.
2. A aprendizagem é desenvolvimento, aprendizagem no primeiro plano e desenvolvimento é natural. Os dois processos são simultâneos, cada etapa de aprendizagem corresponde a uma etapa do desenvolvimento.
3. Desenvolvimento é independente da aprendizagem, mas aprendizagem é coincidente com desenvolvimento.

 
O papel do professor no desenvolvimento do pensamento e linguagem:
  • O domínio da linguagem é fundamental para o desenvolvimento cultural.
  • O Professor intermedia o social com a construção do conhecimento de diferentes culturas.
  • O professor deve conhecer o universo cultural e vocabular do aluno.

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