quarta-feira, 16 de junho de 2010

Aula 1: Aspectos históricos da psicologia

A psicologia foi considerada pré-científica por acreditar no dualismo alma e corpo. Os desvios do comportamento tinham explicações místicas. No séc. XIX começou-se a estudar o cérebro e deu origem a psicologia científica.

Linhas do pensamento psicológico:
Estruturalismo: Wundt e Titchener diz que o objeto de estudo é a consciência mediante introspecção e auto-obeservação controlada. Consciência imediata não é algo substancial, mas somente processos elementares da atividade mental: sensação, sentimento e imagem. Operações mentais centrais: atenção, intenção e meta. Ele interessava-se por anatomia e fisiologia.
Funcionalismo: Dewey, James, Darwin diz que o ponto central da psicologia esta na ação, aquilo que a mente faz. Estimulo-resposta.
Gestalt: O todo é maior do que a soma das partes, psicologia integrativa. Protesto ao estruturalismo que reduzia elementos complexos em coisas simples.
Conexionistas: Thorndike. Comportamento é modelado pelo ambiente. Leis: do efeito (aprendizagem se manterá ou não segundo reforçamento), do exercício (importância da prática para manter conexões nervosas e se fortaleça o aprendido) da disposição (não aprendemos sem disposição a isso).
Psicanálise: Freud dizia que o objeto da psicologia é o inconsciente, significado oculto das nossas ações.
Reflexologia: Pavlov estudou o reflexo condicionado.
Condutivismo: Skinner e Watson estudaram o condicionamento do comportamento voluntário.
Psicologia soviética: Vygotsky define a consciencia como a função mais especializada do cérebro e se desenvolve no contexto das relações sociais.
Psicologia humanista: Rogers e Maslow diziam que a natureza individual é única onde cada sujeito deve ser estudado como é, sem pre-estabelecimento de juízos ou conceitos.
Cognitivismo: Piaget dizia que a criança tem estruturas cognitivas que permitem adaptar-se ao ambiente. Epistemologia genética, desequilibração e equilibração.

Comentários: Eu enquanto Psicóloga não posso me calar. Encontrei um erro conceitual nos últimos capítulos do livro da disciplina Teorias de Aprendizagem e agora novamente neste capítulo do livro Psicologia do Desenvolvimento. Definiram Reforço negativo como "reduz ou elimina uma resposta" o que está errado, se é reforço, ele aumenta a probabilidade da ocorrencia de uma resposta, mas não acrescentando um estímulo agradável, como é o caso do reforço positivo, ele aumenta a ocorrência de uma resposta ocorrer retirando um estímulo aversivo. É interessante consultar o livro de Skinner para maiores esclarecimento.Espero ter ajudado.

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