terça-feira, 13 de julho de 2010

Aula 2: Vygotsky: vida e obra

Nasceu em 1896 na Russia, era judeu tinha 7 irmãos. Família rica, criou biblioteca na cidade, até os 15 anos estudou em casa, aprendeu diferentes idiomas, teve medalhas por excelente desempenho. Estudou medicina e depois direito e literatura, tinha uma aptidão muito grande para a leitura. Teve interesse com problemas congênitos em crianças especiais. Faleceu aos 37 anos de tuberculose. Sua teoria foi revolucionária por romper coma estagnação da psicologia.

Visão da realidade:
Filosofia empirista encarava a psicologia como ciência natural. E seu método era a descrição das formas exteriores de comportamento. Era preciso estudar os comportamentos observáveis através do raciocínio dedutivo.
Filosofia idealista acreditava na manifestação do espírito com descrição subjetiva dos fenômenos. O homem era visto em sua totalidade, uma vez que o psiquismo sempre deveria ser visto na sua relação com o mundo.
Psicologia materialista (da dialética de Marx) que entendia o psiquismo a partir da interação dos aspectos biológicos e sociais do desenvolvimento. Ele era ao mesmo tempo produto e produtor das relações sociais. O cérebro era aberto e plástico cujo funcionamento era construído na própria historia dos homens. Com essas idéias vygotsky queria produzir uma nova psicologia. (Teoria sócio-histórica junto com Luria e Leontiev).

Ex. das meninas lobos. É preciso da convivência humana para a criação da consciência. Criar instrumentos e transformar a natureza esta desenvolvendo funções mentais superiores como percepção, atenção, memória e raciocínio.

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