- 1º momento (sensório-motor)
Anomia (ausência de regras)
Ação guiada pelo prazer individual
Criança não é capaz de internalizar conceitos abstratos de certo e errado
- 2º momento (pré-operatorio ao operatório concreto)
Heteronomia (regras externas)
Lei imutavel e respeito unilateral
Apice do egocentrismo e por isso necessidade de contato com iguais para ver eu diferente do dela.
- 3º momento (operatório formal)
AutonomiaA educação é papel da família e da escola, mas tem um jogo de empurra.
Regras próprias
- Regras não são inatas, precisam ser ensinadas.
- Regras são aprendidas na relação, mas não apenas o contato com outras crianças, o contato deve ser mediado por regras.
- Na escola desfaz a coação comum entre crianças e adultos e insere a cooperação
Atividade lúdica e a aprendizagem: a criança precisa estar motivada para aprender. O brincar ajuda a despertar interesse na criança.
- Jogo exercício (sensório-motor)
Movimento sem verbalização
Individual e auto-centrado
- Jogo simbólico (pré-operatório)
Tem linguagem e pode criar representação mental
Faz de conta
- Jogo de regras (operatório-concreto)
Transição do individual para o socializado
Regras que vem de fora e que são construídas espontâneamente no jogo
Jogo indispensável para relacionamento social e compreensão de regras.
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