sexta-feira, 28 de maio de 2010

Aula6: O desenvolvimento social e moral

Desenvolvimento social da criança: (trabalho incompleto). Desenvolvimento cognitivo acontece paralelamente ao social. Vai do egocentrismo a plena socialização.
  • 1º momento (sensório-motor)
 Anomia (ausência de regras)
 Ação guiada pelo prazer individual
 Criança não é capaz de internalizar conceitos abstratos de certo e errado
  • 2º momento (pré-operatorio ao operatório concreto)
 Heteronomia (regras externas)
 Lei imutavel e respeito unilateral
 Apice do egocentrismo e por isso necessidade de contato com iguais para ver eu diferente do dela.
  • 3º momento (operatório formal)
 Autonomia
 Regras próprias
A educação é papel da família e da escola, mas tem um jogo de empurra.
  • Regras não são inatas, precisam ser ensinadas.
  • Regras são aprendidas na relação, mas não apenas o contato com outras crianças, o contato deve ser mediado por regras.
  • Na escola desfaz a coação comum entre crianças e adultos e insere a cooperação

 Atividade lúdica e a aprendizagem: a criança precisa estar motivada para aprender. O brincar ajuda a despertar interesse na criança.
  • Jogo exercício (sensório-motor)

  Movimento sem verbalização

  Individual e auto-centrado

  •  Jogo simbólico (pré-operatório)

  Tem linguagem e pode criar representação mental

  Faz de conta

  •  Jogo de regras (operatório-concreto)

  Transição do individual para o socializado

  Regras que vem de fora e que são construídas espontâneamente no jogo

  Jogo indispensável para relacionamento social e compreensão de regras.

 
Importância do brincar: o brincar prepara para aprender e para trabalhar. No brincar desenvolve o afeto e a criatividade.

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