sexta-feira, 28 de maio de 2010

Aula3: Práticas pedagógicas renovadas

Renovação da pedagogia tradicional por modelo europeu. Famílias ricas mandavam seus filhos para estudar na Europa e esses voltavam querendo reformar o ensino brasileiro para desenvolver o país. Anisio Teixeira trouxe para o Brasil a Escola Nova onde a educação é centrada no Aluno.
  • Escola nova: Aluno ativo, aprende melhor o que faz por si mesmo.
A pedagogia renovada é dividida em:
  • Pedagogia progressista (Dewey): adequar as necessidades individuais aos meios sociais.
 Aluno é o centro do processo.
 Professor é auxiliar que incentiva, orienta e controla a aprendizagem.
 Os conteúdos são estabelecidos em função da experiência e adequadas à etapa do desenvolvimento.
 Aprender é uma descoberta.
 Pouco usado, pois exigem recursos (caros) e se choca com a pedagogia tradicional.
  • Pedagogia renovada não-diretiva (Rogers): adequa indivíduos as socializações do ambiente (psi)
 Conteúdo é secundário.
 Professor utiliza estilo próprio para facilitar a aprendizagem, ajuda o aluno a se organizar (técnicas de sensibilidade) Professor especialista em relações humanas.
 Aluno é o centro do processo, visa a formação da personalidade.
 Aluno só aprende o que está relacionado com o seu eu.
O olhar sobre as crianças: A partir da escola nova, o centro passou a ser a criança, mas não tinha conhecimentos sobre o seu desenvolvimento, iniciou com Piaget.

 
  • A pedagogia renovada foi rejeitada:
 Pela escola: pois não tinha dinheiro para capacitar seus professores
 Pelos professores: achavam que o aluno ficava frouxo, uma vez que ele guia sua própria aprendizagem
Os pioneiros da Ed. Renovada
  • A igreja era contra, o movimento vingou por causa de vários intelectuais (ricos que voltavam dos estudos da Europa com as idéias de lá). 26 intelectuais (Anisio Teixeira, Cecilia Meireles...) assinaram o manifesto "Lema aprender a aprender"
  • O movimento abriu espaço para a escola democrática (discussões sociais)
  • Não definiu diretrizes, mas orientava professores a se relacionar com os alunos. (educação como via de mão-dupla). Cientificidade da Psicologia com teorias da aprendizagem (construtivismo)
  • Precisava de ambiente adequado, material, turmas pequenas (muito caro para ser usado pelo Estado) Teve alguns núcleos particulares para elites.
  • Idéias da escola nova entraram na cabeça dos professores de modo negativo, pois afrouxou a disciplina e se despreocupou com o conteúdo rebaixando o nível de ensino público.

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