Educação não é neutra são reflexos do contexto social. Correntes pedagógicas progressistas:
Questiona relação homem-natureza e homem-homem visando transformação (crítica)
Conteúdo é secundário, é preciso uma nova relação com a experiencia vivida.
Ação coletiva diante dos problemas
Conhecimento é transmitido pelo diálogo (aluno ativo)
Relação professor-aluno horizontal
Método: grupo de discussão
Mudança com base na participação grupal nos problemas do cotidiano.
Materias escolares são instrumentos para analisar questões sociais amplas.
Regras da sala de aula devem ser ampliadas para a sociedade
Não tem repressão mas incentivo ao pensamento livre.
Regras não são impostas por alguém de fora, mas construidas pelo próprio grupo
É não diretiva, o professor é orientador para reflexão comum e não detentor do saber
O aluno é livre para interferir, mas isso não significa falta de compromisso ou consequencias.
- Pedagogia crítico-social dos conteúdos
Principal tarefa é a difusão dos conteúdos ligados à realidade social.
Prepara o aluno para o mundo adulto, método baseado na relação direta com a experiência.
Professor media a relação do aluno com o meio para ter consciencia crítica e transformadora
A ação do professor deve ser organizada em sequência.
As dificuldades de impantação da pedagogia progressista
- Foi relacionado ao comunismo por ter uma perspectiva grupal, viviamos em ditadura.
- Paulo Freire disfarçou seu pensamento marxista para não ser perseguido.
- O modelo pedagógico usado na ditadura foi o tecnicismo (reprodutivismo)
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