sexta-feira, 28 de maio de 2010

Aula4: Práticas pedagógicas progressistas

Educação não é neutra são reflexos do contexto social. Correntes pedagógicas progressistas:
  • Libertadora
 Questiona relação homem-natureza e homem-homem visando transformação (crítica)
 Conteúdo é secundário, é preciso uma nova relação com a experiencia vivida.
 Ação coletiva diante dos problemas
 Conhecimento é transmitido pelo diálogo (aluno ativo)
 Relação professor-aluno horizontal
 Método: grupo de discussão
  • Libertário
 Mudança com base na participação grupal nos problemas do cotidiano.
 Materias escolares são instrumentos para analisar questões sociais amplas.
 Regras da sala de aula devem ser ampliadas para a sociedade
 Não tem repressão mas incentivo ao pensamento livre.
 Regras não são impostas por alguém de fora, mas construidas pelo próprio grupo
 É não diretiva, o professor é orientador para reflexão comum e não detentor do saber
 O aluno é livre para interferir, mas isso não significa falta de compromisso ou consequencias.
  • Pedagogia crítico-social dos conteúdos
 Principal tarefa é a difusão dos conteúdos ligados à realidade social.
 Prepara o aluno para o mundo adulto, método baseado na relação direta com a experiência.
 Professor media a relação do aluno com o meio para ter consciencia crítica e transformadora
 A ação do professor deve ser organizada em sequência.
As dificuldades de impantação da pedagogia progressista
  • Foi relacionado ao comunismo por ter uma perspectiva grupal, viviamos em ditadura.
  • Paulo Freire disfarçou seu pensamento marxista para não ser perseguido.
  • O modelo pedagógico usado na ditadura foi o tecnicismo (reprodutivismo)

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