1920: Movimento Entusiasmo pela Educação (Antes de 1920 havia apenas educação religiosa)
- 1ª República: Expansão cafeeira com escravos substituídos por assalariados abrindo espaço para carreira intelectual.
- 75% da população era analfabeta e não podia votar, precisava instruir o povo com expansão das escolas (quantidade).
- Pedagogia tradicional, com professores religiosos, mas voltado para os ricos.
1930: Movimento do Otimismo Pedagógico
- 2ª República: Revolução de 30 que afastou as oligarquias e assumiu Getulio Vargas que modernizou o Estado e controlou os movimentos.
- O movimento visava melhoria da qualidade educacional. A escola Nova somou-se ao movimento e trouxe idéias européias do construtivismo.
1940:
- Estado novo: Apesar do discurso democrático de Vargas ele deu um golpe e deixou de lado a Educação que ficou a cargo das famílias ricas que pagavam escola para seus filhos e financiavam as escolas públicas. Separou quem podia estudar (ricos) de quem tinha que trabalhar (pobres).
- Com a industrialização era preciso formar profissionais (SENAI - SENAC)
- Com o enfraquecimento da Ditadura de Vargas ele retoma projetos populares (escola nova) e é derrubado pelos aliados (direita) por ter se aproximado dos democratas (esquerda).
1950: Volta de movimentos como a Escola nova
- Discussões sobre LDB e escola pública voltou a ficar sob custódia do governo Federal.
1960: Enfraquecimento da Escola Nova (métodos caros)
- LDB teve 200 emendas (vitória pela metade) não atendia as necessidades brasileiras.
- Com o aumento da industrialização, empresas estrangeiras vieram atrás de mão-de-obra barata no Brasil, aflorou movimentos em prol da cultura popular.
- Paulo Freire criou a educação libertadora onde todo ato educacional é político. Foi confundido com Marxismo e socialismo e projeto foi paralisado pelo golpe militar.
- União cria o Mobral, para dizer que apoiava a educação.
1970: Ditadura Militar
- Anulou os processos democráticos e coletivos em prol da segurança (militar) e favorecer a centralização do capital que deixou descontente a classe média. Sufocou a educação:
Com desvalorização do magistério
Privatização do Ensino
Exclusão de populares das escolas de boa qualidade.
- O desenvolvimento econômico da ditadura dependia do aniquilamento das organizações populares capazes de interferir nas decisões governamentais. A educação não podia despertar aspirações, era:
Pedagogia tecnicista: burocratizada e desligada de questões sociais
Base no Taylorismo/ fordismo com preparação profissional e separação do intelectual e instrumental delimitando funções.
1980:
- Problemas da educação eram vistos como Administrativos e Técnicos
- Com a divisão do trabalho indústrias criaram escolas empresas onde enfatizava eficiencia, competência e qualidade.
- Ora pende para o tecnicismo ora para a gestão empresarial entra no ano 2000.
Práticas pedagógicas liberais: Surgiu para justificar o capitalismo, prepara o indivíduo para o desempenho de papel social (adaptação as normas). Deu origem as correntes:
Centrado no professor
Relação professor – aluno vertical
Aprendizagem mecânica sem questionamento do aluno
Disciplina imposta por castigo
Avaliação por prova
Aluno recebe a matéria e decora por esforço próprio.
Inspirada no Behaviorismo: escola é moderadora de comportamentos.
Interesse em produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho
Informações precisas, objetivas e rápidas.
Material em sequencia lógica em livros didáticos separados por módulos.
Elimina subjetividade aumentando a distância entre teoria e prática.
Aumentou a fragmentação do conhecimento, evasão escolar e repetência.
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