sexta-feira, 28 de maio de 2010

Aula2: As políticas educacionais

1920: Movimento Entusiasmo pela Educação (Antes de 1920 havia apenas educação religiosa)
  • 1ª República: Expansão cafeeira com escravos substituídos por assalariados abrindo espaço para carreira intelectual.
  • 75% da população era analfabeta e não podia votar, precisava instruir o povo com expansão das escolas (quantidade).
  • Pedagogia tradicional, com professores religiosos, mas voltado para os ricos.
1930: Movimento do Otimismo Pedagógico
  • 2ª República: Revolução de 30 que afastou as oligarquias e assumiu Getulio Vargas que modernizou o Estado e controlou os movimentos.
  • O movimento visava melhoria da qualidade educacional. A escola Nova somou-se ao movimento e trouxe idéias européias do construtivismo.
1940:
  • Estado novo: Apesar do discurso democrático de Vargas ele deu um golpe e deixou de lado a Educação que ficou a cargo das famílias ricas que pagavam escola para seus filhos e financiavam as escolas públicas. Separou quem podia estudar (ricos) de quem tinha que trabalhar (pobres).
  • Com a industrialização era preciso formar profissionais (SENAI - SENAC)
  • Com o enfraquecimento da Ditadura de Vargas ele retoma projetos populares (escola nova) e é derrubado pelos aliados (direita) por ter se aproximado dos democratas (esquerda).
1950: Volta de movimentos como a Escola nova
  • Discussões sobre LDB e escola pública voltou a ficar sob custódia do governo Federal.
1960: Enfraquecimento da Escola Nova (métodos caros)
  • LDB teve 200 emendas (vitória pela metade) não atendia as necessidades brasileiras.
  • Com o aumento da industrialização, empresas estrangeiras vieram atrás de mão-de-obra barata no Brasil, aflorou movimentos em prol da cultura popular.
  • Paulo Freire criou a educação libertadora onde todo ato educacional é político. Foi confundido com Marxismo e socialismo e projeto foi paralisado pelo golpe militar.
  • União cria o Mobral, para dizer que apoiava a educação.
1970: Ditadura Militar
  • Anulou os processos democráticos e coletivos em prol da segurança (militar) e favorecer a centralização do capital que deixou descontente a classe média. Sufocou a educação:
 Com desvalorização do magistério
 Privatização do Ensino
 Exclusão de populares das escolas de boa qualidade.
  • O desenvolvimento econômico da ditadura dependia do aniquilamento das organizações populares capazes de interferir nas decisões governamentais. A educação não podia despertar aspirações, era:
 Pedagogia tecnicista: burocratizada e desligada de questões sociais
 Base no Taylorismo/ fordismo com preparação profissional e separação do intelectual e instrumental delimitando funções. 
1980:
  • Problemas da educação eram vistos como Administrativos e Técnicos
  • Com a divisão do trabalho indústrias criaram escolas empresas onde enfatizava eficiencia, competência e qualidade.
  • Ora pende para o tecnicismo ora para a gestão empresarial entra no ano 2000.
Práticas pedagógicas liberais: Surgiu para justificar o capitalismo, prepara o indivíduo para o desempenho de papel social (adaptação as normas). Deu origem as correntes:
  • Pedagogia Tradicional:
 Centrado no professor
 Relação professor – aluno vertical
 Aprendizagem mecânica sem questionamento do aluno
 Disciplina imposta por castigo
 Avaliação por prova
 Aluno recebe a matéria e decora por esforço próprio.
  • Pedagogia Tecnicista:
 Inspirada no Behaviorismo: escola é moderadora de comportamentos.
 Interesse em produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho
 Informações precisas, objetivas e rápidas.
 Material em sequencia lógica em livros didáticos separados por módulos.
 Elimina subjetividade aumentando a distância entre teoria e prática.
 Aumentou a fragmentação do conhecimento, evasão escolar e repetência.

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