skip to main |
skip to sidebar
- A arrumação das informações recebidas pelos sentidos é a aprendizagem.
- Estuda-se o cérebro de crianças pq ainda estão em desenvolvimento.
- Elementos envolvidos no processo de aprender:
Memória: armazenamento e resgate de informações no cérebro.
Atenção: concentração através de estímulos internos (prestamos atenção no que temos interesse – vontade de aprender) ou por estímulos externos (prestamos atenção porque vai cair na prova).
Interesse: É uma relação sujeito-objeto, o primeiro sente-se atraído pelo segundo. Um aluno desinteressado é porque o professor não foi capaz de produzir estímulos que o atraísse.
Inteligência: Capacidade de compreender facilmente a informação.
- Só a partir do século XX que a Psicologia trouxe teorias para explicar como ocorre a aprendizagem. A aprendizagem foi definida como o processo de aquisição de novos conteúdos a partir da troca com o meio ambiente de modo constante.
Teorias inatistas: nasce com o indivíduo (de dentro pra fora)
Teorias ambientalistas: criança é uma folha em branco (de fora para dentro)
Teorias interacionistas: Aprendizagem ativa, interação sujeito objeto (construtivismo)
Teorias sócio-interacionistas: Aprende nas relações sociais, não envolve apenas processos mentais.
A aprendizagem não está só no aluno, mas em todas as relações.
0 comentários:
Postar um comentário