quarta-feira, 14 de abril de 2010

Aula 9: Esses alunos que não aprendem

É dificil medir o quanto cada aluno está aprendendo. Cada um tem o seu tempo e alguns nada aprendem (fracasso escolar). Há ainda os que aprendem mais rápido se desinteressando e tendo problemas de disciplina.

Com a Escola Nova parou-se de localizar no aluno o problema. Não procurava-se a causa, mas trabalhava-se as dificuldades de aprendizagem. Há uma ênfase na diversidade dos alunos.

Autores citam 4 fatores pelo fracasso escolar: pedagógico, social, médico e psicológico.

O fracasso escolar é visto pela repetência e evasão escolar. Fala-se muito das consequências do fracasso escolar, sem buscar as causas. Ainda há uma tendência em culpabilizar o aluno pelo fracasso e assim responsabilizar a família e os profissionais de saúde pelo problema e não a escola. Para entender as crianças que "aprendem diferente" é preciso que os professores ressignifiquem a aprendizagem, que não é linear.

Pode-se fazer duas leituras do fracasso escolar: Negativa (o que falta, carencias) e Positiva (o que está acontecendo com esse aluno?). As escolas ainda não conseguem ver o problema de modo positivo. O fracasso escolar não resulta apenas da dificuldade de aprendizagem do aluno, mas também da dificuldade de ensino do professor.

Observações:

Sabemos que o problema não está no aluno, que não devemos responsabilizá-lo pelo fracasso escolar, devemos então responsabilizar a quem?
Professor? Metodologia? Sistema? Família? Sociedade?
Não responsabilizamos ninguém, pois as dificuldades de aprendizagem são multifatoriais. Se a "culpa" não é de ninguém, ninguém tem a responsabilidade de fazer algo para mudar, é como se tudo existisse apenas no discurso, existe o problema, todos sabem que sim, mas o que fazer para mudar?
Ah... isso não depende de mim, depende de múltiplos fatores e acaba que ninguém faz nada.
Não é isso que vemos se repetir ano após ano desde que as discussões sobre o fracasso escolar começaram?

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Erika! Meu nome é Mariangela, começamos o curso de Psicopedagogia no mesmo dia. Sou formada em letras e estou fazendo,concomitantemente, a pós em Educação Infantil. Estou gostando muito dos cursos e fiquei muito contente ao conhecer seu blog. Seus resumos são ótimos e a iniciativa de unir os colegas é fantástica!

Érika Zicardi disse...

Obrigada Mariangela.
Seja bem vinda e espero que possamos trocar informações e aprender uma com a outra neste espaço.

Postar um comentário