terça-feira, 13 de abril de 2010

Aula 8: Normalidade a anormalidade

Critérios para definir o normal:

-Teleológico: verificação dos objetivos e valores que regem a conduta do ser humano.
-Estatístico: o que é mais frequente na maioria.
-Clínico: ausência de sintomas orgânicos.
-Constitucional: posse de genótipo perfeito, sem predisposição a anormalidades.
-Sociológico: ajustamento ao grupo social.
-Criminológico: não transgressão das leis.
-Médico-legal: capaz de gerir civilmente as próprias ações.
-Valorativo: há um desejo em ser diferente e se destacar, assim já contradiz o critério estatístico. Completo bem-estar, segundo a OMS.
-Intuitivo: são mobilizados ser ser percebido racionalmente.

Qualquer critério isolado é incompleto. É através da avaliação que definimos o normal e comparamos os alunos. A diferença é geralmente confundida pelos professores com desigualdade e para superá-las segregamos os alunos.

Os alunos com necessidades especiais de educação são de 3 tipos:
-Altas habilidades: acima da média.
-Condutas típicas: alteração do comportamento com dificuldades no relacionamento.
-Deficiências: comprometimento físico, sensorial ou mental.

Observações:

Acredito que o critério mais utilizado para definir o que é "anormal" e que por isto precisa de tratamento seja psicológico, psicopedagógico ou uma didática diferenciada é a comparação.
Geralmente há um aluno na sala que se destaca e que elegemos como modelo de desenvolvimento, os alunos que se desenvolvem parecidos com aquele "modelo" é o que define o nosso êxito como professores.
Não é assim?

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