sábado, 17 de abril de 2010

Aula 10: As "queixas" das escolas

As "queixas" são sobre os alunos, a família e os professores das séries anteriores. Geralmente a queixa é uma defesa psiquica que protege o professor da frustração de não conseguir êxito com todos os alunos.

1ª queixa: Nas turmas há sempre muitos alunos que não conseguem aprender
Segundo o Conselho Nacional de Educação precisam de Educação especial:
  • Com limitações não vinculado a causa orgância
  • Com limitações vinculadas a causa orgânica
  • Dificuldade de comunicação: deficiente visual, auditivo, etc.
  • Superdotado, por ter condições de aprofundar deve ter desafios suplementares.
A educação especial deve ser feita em ensino regular. Ela tira o foco do aluno e foca as respostas educacionais que eles demandam. Não se fixa no que há de especial na educação, mas flexibiliza para atender a todos.

2ª queixa: Os alunos geralmente não se comportam bem na escola, não tem limites, não obedecem.
É preciso diferenciar disturbios de conduta (comportamentos típicos de portadores de síndromes e quadros psicológicos que ocasionam atraso no desenvolvimento e prejuizo no relacionamento social, ex. esquizofrenia, Rett, autismo, TDAH, etc.) de indisciplina (está depende do quanto a escola é conservadora e estabelece limites).

3ª queixa: Os alunos não respondem com interesse às propostas que a escola se esforça em elaborar.
Motivação é a pré-disposição (fator externo) com que o sujeito trabalha. O conhecimento nem sempre é prioridade para o estudante e isto deixa o professor frustrado. Hoje com o boom da mídia, a escola tem que se esforçar para parecer mais interessante.

4ª queixa: É dificil avaliar a aprendizagem dos alunos
Há uma burocracia de notas e prazos que prejudica a visão da avaliação como um "processo". Dificulta também as salas superlotadas e as multiplas jornadas de trabalho do professor.

O psicopedagogo é o profissional que "trata" ele influência no auto-conhecimento (identidade), motivação, auto-controle (emoções), empatia, habilidades cognitivas, competência social.

Observações:

"A queixa é uma defesa psiquica que protege o professor da frustração de não conseguir êxito com todos os alunos".
O que vocês acham?


0 comentários:

Postar um comentário