quarta-feira, 28 de abril de 2010

Aula 5: O projeto de pesquisa

As pesquisas em educação contribuem para a capacitação do educador, ter um ensino de qualidade e uma sociedade mais justa e igualitária. Para ter relevância social é preciso qualidade científica.

Roteiro do projeto de pesquisa:
- O que pesquisar? (problemas, hipóteses e referência teórica)
- Por que pesquisar? (justificativas)
- Como pesquisar? (metodologia)
- Quando pesquisar? (cronograma)

O assunto é a abordagem mais geral, o tema é mais específico, é uma problematização do assunto. A introdução deve ter uma revisão bibliográfica sobre o assunto de modo objetivo, o tema, e tomar posições acerca das diferentes concepções sobre o objeto.

A justificativa é a importância do estudo, qual a relevância social (prática) e científica (teórica). O estudo não precisa ser inédito, mas deve ter um significado próprio.

O objetivo é uma meta, uma ação a ser realizada. Não deve apresentar um número muito grande de objetivos, apenas os que forem pertinentes; eles devem estar articulados e em sequência; devem ter o verbo no infinitivo (identificar, analisar...)

O problema é a parte mais específica do tema. É uma pergunta sobre o tema.

As hipóteses são respostas provisórias ao problema que vão nortear a investigação. É uma solução provisória ao problema que precisa ser comprovada ou não com a pesquisa.

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