quarta-feira, 28 de abril de 2010

Aula 6: O processo de pesquisa

Aprende-se a pesquisar, pesquisando. Os conhecimentos metodológicos são apenas caminhos seguros para ter como base. Assim o processo de pesquisa apesar dé único em geral segue algumas grandes etapas:

- Compreensão mais aprofundada do tema por meio de outros autores
- Conhecimento da realidade a ser interpretada pela coleta de dados
- Sistematização dos dados para facilitar a análise
- Discussão e interpretação dos dados
- Registro de todo o processo

Revisão bibliográfica
Processo permanente até o final da pesquisa. É preciso tomar cuidado para não transformá-la em uma colcha de retalhos, é preciso posicionar-se diante do que encontra na literatura sobre o tema. Pode ser feita em bibliotecas ou sites, mas sempre fazer registro catalográfico de tudo o que lê.

Coleta de dados
Nesta etapa é preciso ter flexibilidade, pois pode precisar mudar a metodologia, técnicas e instrumentos. A primeira providência ao entrar no campo é aproximar-se dos sujeitos, compreender o significado do estudo para os participantes.
A todo momento ter análises preliminares dos dados, potencializar o que realmente interessa e secundarizar informações desnecessárias.

Organização dos dados
Leitura exaustiva dos dados para encontrar elementos comuns e agrupá-los para facilitar a análise. Os dados organizados podem aparecer em tabelas, gráficos, ilustrações para facilitar a compreensão.

Análise dos dados
Interpretar e analisar os dados utilizando contribuições de diferentes autores sobre isso. Esforço do pesquisador para mostrar relevância científica na pesquisa.

Redação final
Deve ser clara, precisa, simples, porém acadêmica e sóbria (sem linguagem coloquial ou pretensamente sofisticada).


0 comentários:

Postar um comentário