segunda-feira, 26 de abril de 2010

Aula 4: Técnicas e Instrumentos

Leitura é uma técnica de pesquisa que exige sistematização. Diretrizes:
- Delimitação da unidade de leitura: dividir o texto em capítulo, seção, etc. para aprofundar-se em cada parte do texto.
- Análise textual: primeira leitura corrida sem aprofundar-se. Proporciona uma visão geral e esquematizar a unidade (não é um resumo, são itens, esquemas).
- Análise temática: compreensão das idéias do autor sem se posicionar a respeito.
- Análise interpretativa: Concordar ou discordar do autor.
- Problematização: sistematizar nossas próprias indagações em relação ao texto.
- Síntese pessoal: um novo texto com redação própria (não são opiniões, mas síntese do tema analisado e discutido).

Observação é mais usada em pesquisa de campo. É uma técnica espontânea, mas precisa de sistematização. Por muito tempo acreditou-se que o pesquisador deveria ser neutro. Mas o pesquisador sempre interfere no campo e é influenciado por ele. A neutralidade é impossível. Cuidados:
- Investir na aceitação e criar vínculos para um bom resultado da pesquisa.
- Delimitar o campo de coleta de dados.
- Planejar a atividade (roteiro de observação).
- Registrar o observado (diário de campo).

Entrevista e questionário é muito usado em pesquisa qualitativa e de campo. A entrevista estruturada são questões fechadas (grau máximo é o questionário). A entrevista semi-estruturada as questões são apresentadas de forma livre (tem roteiro, mas depende do entrevistador e entrevistado).

Análise de conteúdo é mais usada em pesquisa documental, onde filtra o que é pertinente em cada documento decompondo o texto em unidade léxicas, ou conotações, ou significados, etc.

Planejamento participativo (dialógico) é uma tomada de decisões em conjunto. O planejamento deve ser construído pelo próprio grupo.

Observações:
Ainda acho mais fácil trabalhar com entrevistas e questionários, parece que os dados estão ali mais palpaveis e mais "neutro", apesar de saber que a neutralidade não é possível, mas são as palavras dos sujeitos e não as minhas que estão nas entrevistas e questionários...
Preciso quebrar paradigmas... hehehe

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