segunda-feira, 26 de abril de 2010

Aula 3: Modalidades de pesquisa

Em educação utiliza-se a pesquisa qualitativa onde a compreensão do conteúdo (significados profundos) é mais importante que a descrição ou explicação dos dados aparentes. O pesquisador não é só observador dos fenômenos, ele é o principal instrumento de investigação.

Fonte de dados indica a modalidade da pesquisa:

  1. Pesquisa bibliográfica: é diferente da revisão bibliográfica que deve ter em todos os tipos de pesquisa. Aqui o diálogo é com os autores. Sua principal técnica é a leitura (interpretar = tomar uma posição própria a respeito das idéias apresentadas) e seu principal instrumento o fichamento.

  2. Pesquisa de campo: a fonte de dados é o próprio campo onde ocorrem os fenômenos. As técnicas mais comuns são observação e entrevista, instrumento mais usado é o questionário.

  3. Pesquisa documental: Fonte de dados são documentos.

  4. Pesquisa-ação: é ao mesmo tempo investigador e educador. Valoriza as experiências.

Etapas da pesquisa:
- Delineamento da pesquisa: elaboração do projeto.
- Revisão bibliográfica: para se apropriar mais do objeto de estudo.
- Coleta de dados: depende do tipo de pesquisa.
- Organização dos dados: Estudo exaustivo, organizando em categorias.
- Análise e interpretação dos dados: Discussão dos dados obtidos.
- Redação final.

Observações:
Aqui diz que o tipo de pesquisa não deve engessar, mas servir como referência, assim devem-se construir práticas inovadoras de pesquisa. Neste caso, mesclar diversos tipos de pesquisa, ou de repente até fazer uma pesquisa puramente quantitativa em educação não é "absurdo", ou será que a avaliação do TCC vai ser afetada por isso?

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