segunda-feira, 26 de abril de 2010

Aula 2: O trabalho científico

O maior problema da ciência não é o método, mas a interpretação da realidade. As escolhas que o cientista faz não são neutras, dizem respeito à sua subjetividade. A ciência confere prazer intelectual a quem a realiza e contribui para a sociedade. Mas a ciência não produz verdades absolutas, ela aproxima-se da realidade, mas suas verdades são provisórias. Assim ela é um processo.

A relevância científica e social é o aspecto mais importante da pesquisa. A principal função social da pesquisa em educação é produzir conhecimento para construção de processos educativos de qualidade.

Princípios para a pesquisa ser científica:
- Caracterização do objeto com rigor e clareza;
- Conhecimento científico difere de crenças e opiniões;
- O trabalho científico é mais do que uma coletânea de dados;
- É fruto de um diálogo entre teoria e instrumentos técnicos.

O processo de pesquisa obedece a três principais dimensões:
- Escolhas teóricas
- Técnicas
- Criatividade do pesquisador

A metodologia é o caminho a ser trilhado pelo pesquisador, inclui técnicas e instrumentos.

A pesquisa é a mair importante atividade nas universidades brasileiras. É a principal função social do ensino superior. A pesquisa em graduação são os relatórios de pesquisa e TCC. No latu sensu são monografias e TCC e no stricto sensu são dissertações no mestrado e tese no doutorado.

No latu sensu a iniciação científica visa mais a formação profissional do que a formação de pesquisadores.

Todo educador tem o dever de fazer pesquisa. Produzir conhecimento para sua ação. Deve trazer oportunidade de ação - reflexão - ação.

Observações:
Eu concordo com o texto no que diz que a pesquisa proporciona prazer intelectual a quem a produz. O problema são as exigências e prazos. A pesquisa acaba sendo encarada como uma burocracia para concluirmos um curso, seja de graduação ou pós-graduação, é dificil sentirmos prazer enquanto estamos preocupados com a nota... rsrsrs.
Fazer pesquisa para apresentação em congressos e encontros científicos é uma experiência completamente diferente do TCC, isso sim é uma produção de conhecimento e troca de conhecimentos. Alguém já experimentou?

Alguns eventos:








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