A função da pesquisa é interpertar o que vivemos, é um processo de produção do conhecimento sobre a realidade. Apesar de ser teórica, ela primeiro foi um problema na vida prática.
O conhecimento é um mecanismo de compreensão e transformação do mundo. Precisamos conhecer para agir. Agir sobre o mundo para transformá-lo exige compreensão daquilo. O conhecimento nunca é neutro. Ele pode estar a serviço do controle e por isso ser opressor, ou pode atuar de acordo com as necessidades e vontade de todos os envolvidos, neste caso é libertador.
A pesquisa em educação é qualitativa, pois em ciências humanas nem sempre é possível quantificar significados, aspirações, crenças, valores, assim a pesquisa dos fenômenos humanos preocupa-se muito mais em interpretar do que descrever estes fenômenos. A pesquisa quantitativa da ênfase a dados visíveis e concretos, a qualitativa se aprofunda naquilo que não é aparente, nos significados.
Observações:
Aqui surgiu uma dúvida. Segundo o texto, parece que a única maneira de fazer pesquisa em educação é através da pesquisa qualitativa, isso quer dizer que a pesquisa quantitativa é "proibida" nesta área de conhecimento? Não é possível mesclar, utilizar entrevista quantitativa e qualitativa juntas?
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