segunda-feira, 12 de abril de 2010

Aula 3: A crescente profissionalização

O Psicopedagogo pode trabalhar com prevenção, ou terapêutico. Pode vincular-se à instituições (escola, hospital, etc) ou fazer atendimento individual (consultório), mas em todos os casos deve ser interdisciplinar.

É muito grande o número de alunos com dificuldades de aprendizagem, então o psicopedagogo precisa saber como o aluno constroi o conhecimento e quais os instrumentos que utiliza para isso, levando em conta a cognição, afeto, professores e interação com outros alunos. Precisa também distinguir entre as dificuldades que revelam "sintomas" (trabalho do psicopedagogo) das "reativas", oriundas de reação emocional (trabalho do psicólogo escolar).

No trabalho clínico Bossa aponta a importancia da "transferência" (termo da psicanálise). No trabalho preventivo a instituição é o objeto de estudo.


  • Na 1ª fase da Psicopedagogia o objeto de estudo era a reeducação e a aprendizagem era avaliada em função das deficiências apresentadas, o foco era o indivíduo e não a aprendizagem, a atuação baseava-se em superar essas dificuldades do aluno. Buscava-se reduzir as diferenças e homogeneizar as salas de aula.

  • Na 2ª fase, com influência de Freud e Piaget, leva-se em conta a singularidade e a diversidade dos alunos na sala de aula. Assim o objeto de estudo é o sujeito "aprendendo" (aprendizagem é um processo contínuo).

  • Na fase atual acredita-se em um equipamento biológico com características afetivas e intelectuais próprias, participando ativamente no processo de aprendizagem e interferem na relação sujeito-meio.

Para Bossa, prevenir tem diferentes níveis:

  1. Tem o objetivo de identificar as dificuldades institucionais e atua sobre elas antes que provoquem danos (questões didáticas, formação de professores, aconselhamento de pais, etc).

  2. O objetivo é diminuir e tratar problemas já instalados, assim há uma análise diagnóstica da instituição e um plano de intervenção (avaliação de currículo, didática utilizada, etc).

  3. Neste nível pretende-se eliminar os transtornos já instalados de modo clínico. É preventivo no sentido que eliminando um transtorno evita que outros apareçam.
Para Kiguel, a prevenção trabalha com professores e em nível curativo (terapêutico) trabalha com alunos. Em ambos os casos tem os seguintes procedimentos:

  • Anamnese e análise do material escolar desde a pré-escola.

  • Contato com a escola.

  • Observação do desempenho em situação de aprendizagem.

  • Aplicação de testes específicos (quais????* ver no final deste post)

  • Solicitação de exames complementares (médico, psicológico, etc).

  • Com estes resultados levanta-se hipóteses identificando competências e dificuldades.
Principios norteadores da psicopedagogia:

  • Os processos cognitivos (atenção, memória, percepção) são determinados pelas condições de maturação neuropsiquica e orientados pela emoção (afeto, sentimentos).

  • Significação simbólica na aprendizagem.

  • Auto-aprendizagem.

  • A pessoa que ensina (professor) é o elemento mais incentivador da aprendizagem.
Limites da atuação do psicopedagogo:

  • O orientador educacional tem uma atuação geral, ajuda o aluno a encontrar uma melhor compreensão de si mesmo e desenvolver sua capacidade de tomar decisões.

  • O fonoaudiólogo ocupa-se da prevenção e reabilitação de distúrbios na aquisição e desenvolvimento da linguagem. Difere do psicopedagogo que dá enfase aos aspectos psicológicos e sociais dos problemas de aprendizagem.

  • O psicólogo escolar ocupa-se do aspecto emocional (psicopedagogo aspecto educacional).

  • Supervisor pedagógico tem atuação voltada para o corpo docente.

Atividade: Modos de atuação da psicopedagogia?

Bom, pesquisando em alguns lugares vi que o psicopedagogo utiliza testes como WISC, CAT, entre outros para fazer um diagnóstico individual. Nisto me veio uma preocupação: estes testes são exclusivos do psicólogo, a aquisição e aplicação está condicionada ao registro no CRP e os profissionais que tem formação em outras áreas sem ser a Psicologia???

1 comentários:

andrea disse...

ola
muito legal seu blog
em relação aos testes que vc citou realmente são de uso do psicologo porem quem esta na atuação clinica (como psicologo) acaba indo fazer psicopedagogia para aperfeiçoar o trabalho com as dificuldades de aprendizagem, pois atualmente é uma grande parte da clientela do consultorio.

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