segunda-feira, 12 de abril de 2010

Aula 2: A inserção nas Instituições

O conhecimento se dá através de "redes de saberes". A rede é um conjunto de nós interconectados, em cada ponto (nó) há um saber, assim a rede é aberta e capaz de expandir-se de forma ilimitada em todas as direções. A rede tem movimento onde todos os membros da sociedade são parceiros possíveis, contribuindo com seu conhecimento, essas contribuições não são estáticas, estão em permanente mudança. A rede também tem articulação e co-responsabilidade onde todas as pessoas que passam por nossa vida participam da construção da nossa rede. Assim o tecer dessa rede é uma prática social.

Assim, construímos nossos saberes nas relações sociais e essas relações se dão dentro de instituições. Desta forma, a Psicopedagogia pode atuar em qualquer tipo de Instituição onde seu papel é analisar os fatores que favorecem ou prejudicam uma boa aprendizagem.

Na escola, o Psicopedagogo pode evitar, ou tratar problemas de aprendizagem. Na ação preventiva dedica-se ao planejamento educacional e assessoramento pedagógico, realizando diagnóstico institucional e propostas operacionais pertinentes. Ele pode atuar preventivamente junto a professores:

  • Explicitando sobre o que é pré-requisito para as aprendizagens.

  • Participando da criação do currículo e ajudando a determinar as prioridades nos objetivos educacionais.

  • Elo entre os profissionais da escola, alunos, pais e comunidade.

Em um papel terapêutico ele trabalha de modo remediativo. Nesta linha ele pode atuar terapeuticamente de modo a:

  • Preparar o professor para atendimento pedagógico individualizado.

  • Auxiliar na compreensão de problemas, fazendo com que o professor veja alternativas de ação.

  • Participar do diagnóstico de distúrbios específicos de aprendizagem.

  • Atender pequenos grupos de alunos.

Atividade: Em que consiste o trabalho do Psicopedagogo na Escola?

Sobre essa questão temos uma limitação na  nossa atuação diante do curso que fazemos que é Psicopedagogia Institucional, isto quer dizer que não podemos atender clinicamente.
Antes de realizar a matrícula neste curso fiz algumas perguntas a respeito disto. Segundo a Associação Brasileira de Psicopedagogia um curso de Psicopedagogia deve ter estágio supervisionado, como o  nosso curso é uma modalidade à distância, fazer este tipo de estágio seria complicado, assim a formação possível num EAD é a Psicopedagogia Institucional.
Segundo uma pessoa responsável pelo curso da UNICID disse que por eu ter formação em Psicologia, eu já posso atuar clinicamente, então a especialização não iria limitar a minha atuação.
Bom, não sei qual o objetivo de vocês com este curso, mas como não temos professores ou outras pessoas com quem podemos conversar sobre isso, acho que é interessante pesquisar mais em outros sites e outras fontes para a forma de atuação do Psicopedagogo.

Acho interessante ler o que contém no site da ABPp:


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