segunda-feira, 12 de abril de 2010

Aula 1: O passado e o presente

A principio a educação acontecia no cotidiano, no contato com os mais velhos, a educação não era sistematizada, nem institucionalizada. Na Idade Moderna a ciência se fragmenta em diversas áreas e o homem não consegue ter todo o conhecimento existente. Com a industrialização chegou também a preocupação com a produtividade e com o que a atrapalhava. Neste contexto, surge a educação sistematizada, onde os jovens são separados de suas famílias para aprender um currículo comum com outros adultos em instituições especializadas. Estando os alunos aprendendo juntos, o mesmo currículo e com os mesmos professores, alguns não aprendiam com a mesma facilidade que outros.

A Psicopedagogia é uma ciência nova e está na confluência da Psicologia e Pedagogia. Ela ainda, não tem campo teórico próprio e utiliza conceitos destas ciências. Ainda há muitas dúvidas sobre seu real papel e sobre sua forma de atuação. Como os distúrbios de aprendizagem tem múltiplas causas, só podem ser tratados com interdisciplinaridade, desta forma o Psicopedagogo trabalhará sempre em conjunto com outros profissionais.

Pode-se definir o objeto de estudo da Psicopedagogia como os processos de aprendizagem e suas dificuldades.

No Brasil, a Psicopedagogia veio sobre influência da Argentina. Neste país a Psicopedagogia é influenciada pela Psicanálise e tem formação em graduação de 5 anos.


Atividade: Vantagens e desvantagens da formação adotada pelo Brasil (especialização)

Ao meu ver, o tipo de formação tem muito a ver com o reconhecimento da Psicopedagogia enquanto profissão, que no Brasil isto ainda não aconteceu.

Bom, sobre isso eu acho válido ler o que fala o Conselho de Psicologia:

http://www.crpsp.org.br/crp/midia/noticias/psicopedagogia.aspx

http://www.pol.org.br/pol/cms/pol/noticias/noticia_100201_001.html

4 comentários:

Karine David disse...

Nossa, fiquei surpresa em saber que na Argentina o curso de Psicopedagogia é graduação em 5 anos, e aqui só como uma especialização. Imaginem o quanto eles não tem mais de informação do que a gente aqui no Brasil.

Érika Zicardi disse...

Sabe o q eu penso Karine? Como a psicopedagogia não tem um campo teórico próprio e sim uma praxis, os conteúdos aprendidos em 5 anos de graduação devem ser da Psicologia e Pedagogia.
Ao menos aqui no Brasil, parece que não há espaço para a Psicopedagogia como profissão, por isso é apenas uma especialização (aprofundamento em um tema específico).

Anônimo disse...

Olá!!!!!
Entrei no curso de Psicopedagogia esse mês.
Esse Blog irá me ajudar bastante.

Unknown disse...

Esrtou tentando levantar três vantagens e três desvantagens da formação do psicopedagogo adotada no Brasil mais não estou conseguindo

Postar um comentário