segunda-feira, 19 de abril de 2010

Aula 12: Intervenção no processo de ensino

Mesmo que se possa aprender com máquinas, o ensinante tem um papel importante, pois se aprende na relação, ele autoriza o aprendente a ser sujeito pensante e este tem o prazer da autoria na aprendizagem.

1ª Intervenção Psicopedagógica: Mostrar a diferença entre saber e conhecimento.
O conhecimento é transmissível de modo indireto (livros ou máquinas), o saber não. O saber dá poder de uso. Exemplo:
- Eu sei dirigir (pode pegar o carro e sair).
- Eu conheço como dirigir (deve ter lido o manual do carro).

2ª Intervenção Psicopedagógica: Indicar como ocupar o lugar de ensinante e abrir espaço para aprender. A função principal do professor não é fornecer informação, mas espaço adequado para construção do conhecimento.


3ª Intervenção Psicopedagógica: O ensinante entrega ao aprendente o instrumento (bicicleta), mas não o que ele usa. Não entrega o conhecimento (andar de bicicleta), mas o instrumento.

4ª Intervenção Psicopedagógica: (o pai segura a bicicleta e não a menina). O ensinante deve estar seguro de si, seu êxito não deve depender da aprendizagem da criança.

5ª Intervenção Psicopedagógica: A criança deve ser mediadora do contato entre pais e professores, deve participar da reunião de pais.

6ª Intervenção Psicopedagógica: Espaços de aprender, brincar e trabalhar. A escola é o espaço intermediário entre o brincar da criança e o trabalhar do adulto.

Observações:
Penso que aqui o professor foi responsabilizado um pouco pelos problemas de aprendizagem, visto que ele deve modificar seu ensinar, ou a forma de ver a aprendizagem para evitar o fracasso escolar.
Acredito que cada um deve responsabilizar-se,  para que possa ter mudanças efetivas.



0 comentários:

Postar um comentário