segunda-feira, 19 de julho de 2010

Aula 19: Robert Sternberg

Para ele a inteligência não tem módulos independentes, mas processos que atuam juntos.

A inteligência é governada por três principios:
- Analitico: habilidades de analisar, comparar, julgar e contrastar. Resolve problemas manipulando os elementos.
- Criativo: habilidades de criar, inventar, descobrir, imaginar e supor. Resolve novos tipos de problemas de novas formas.
- Prático: habilidades conquistadas são executadas. Resolve problemas que aplicam o uqe sabemos aos contextos cotidianos.

Além das habilidades cognitivas dá importância as experiências de vida do indivíduo (habilidades de adaptação). Esse modelo expandido tem 3 componentes principais:
- Processos cognitivos (habilidades de resolução de problemas) processos metacognitivos (planejamento, avaliação do próprio desempenho) e aquisição de conhecimento.
- Rapidez da aprendizagem: comportamento inteligente quando aplica processo cognitovo a situações novas de forma automática.
- Capacidade de adaptação ao proprio ambiente social que inclui não só a mudança de si mesmo, mas do ambiente para atender as necessidades do individuo.

Inteligência e o mundo interno
Para fazer um relatório de minhas atividades uso a inteligência executiva, metacomponentes (para decidir o assunto, planejar o trabalho), componentes de aquisição do conhecimento (para incorporar no texto elementos teóricos, ilustrações) e componentes de desempenho (para executar o texto do relatório).

Inteligência e experiência
Se uma tarefa é rotineira, a probabilidade de fracasso é pequena, pois a tarefa é automatizada. Se ela for inédita a inteligencia é desafiada nas 3 funções. Se for um desafio sem precedentes pouco ou nada podemos realizar, pois não tivemos experiência.

Inteligência e o mundo externo
Usa a capacidade adaptativa em novos ambientes.

Não precisamos ser competentes nas 3 formas de inteligência, uma pode ser preponderante sobre a outra.

0 comentários:

Postar um comentário