segunda-feira, 19 de julho de 2010

Aula 14: Evolução dos instintos

Instinto está relacionado à defesa, alivio de tensões e satisfação das necessidades. O homem precisa do princípio do prazer, mas ser direcionado pelo princípio da realidade. A pulsão de vida é a fonte de energia sexual voltada para sobrevivência da espécie. A pulsão de morte é a agressividade, condutas masoquistas.

Os instintos sexuais e de morte podem ser sublimados para outra coisa socialmente aceitavel.

Fase oral (do nascimento ao desmame)
A zona erógena é a boca. A sucção é auto-erótica e independe das necessidades alimentares. A primeira fase é passiva, com a dentição torna-se ativa (morde tudo para aliviar a dor). Se as necessidades orais forem frustradas o ego está incompleto (fumar, roer unha, alcoolismo, obsessão por comida, pode ser uma fixação na fase oral, usa a boca para aliviar tensão).

Fase anal (2-3 anos)
A interação com o adulto é pela alimentação e asseio esfincteriano. Retenção lúdica das fezes e urina, a criança brinca com excremento, mas depois com lama, sujeira (deslocamente inconsciente). A atuação materna determina a atmosfera agradavel ou não do uso do banheiro, a criança teme a rejeição dos pais se não conseguir controlar os esfincteres (comum enurese e ecoprese e intestino preso nessa fase). A fixação na fase anal traz dificuldade no desprendimento de coisas materiais (avareza, excesso de limpeza, meticulozidade)

Fase fálica
Vem da excitação natural com a assepsia. A masturbação primária tende a ceder e só voltar aos 3 anos. Os adultos tendem a ignorar ou reprimir a exploração sexual das crianças. Começa a curiosidade de onde vêm os bebês, fase dos porquês.

Complexo de Édipo (2-5 anos)
Por ele se dá a estruturação da personalidade do individuo. A mãe é o objeto de desejo do menino e o pai é o rival com quem ele tenta competir. Ele busca assemelhar-se ao pai para ter a mãe escolhendo-o como modelo comportamento e internaliza-o. Por medo do pai (que este o castre), desiste da mãe e volta-se para o social.

Fase da latência (7-12 anos)
Fase da sublimação pela repressão sexual, surgem barreiras mentais que impedem a manifestação da libido, tem vergonha de mostrar emoções e impulsos sexuais e sente prazer em outras atividades lúdicas.

Fase genital (12-16 anos)
A puberdade traz elementos que faltam na compreensão do papel do homem e da mulher na reprodução humana. Há uma conscientização da identidade sexual e satisfação da libido com os outros (social).

2ª tópica de Freud
Id: a parte mais primitiva, formada pelos instintos sexuais e agressivos, conteúdo inconsciente e regido pelo princípio do prazer.
Ego: faz a mediação entre o id e o mundo externo, é regido pelo principio da realidade. Razão.
Superego: é a restrição moral, seu conteúdo são exigências sociais, culpa.

0 comentários:

Postar um comentário