terça-feira, 20 de julho de 2010

Aula 1: Psicomotricidade

A prática do artesão, trabalhador do período feudal, era de um trabalhador total, tinha domínio teórico-prático do trabalho como um todo. A transformação para a produção manufatureira e depois industrial, só foi possível com a divisão do trabalho e a transformação do trabalhador total em parcial. Ele se alienou do processo e tornou-se acessório da “máquina”, ele não precisava mais de nenhum conhecimento especializado. Isso auxiliou na divisão de classes do capitalismo e a educação apesar de ser igualitária é mais simplista para a classe trabalhadora. Era preciso um controle minucioso do corpo = disciplinas. Assim a psicomotricidade surgiu para sistematizar técnicas corporais que aumentassem a produção. É preciso ver a psicomotricidade como prática social para ultrapassar essa visão.

2 comentários:

Lotu's Mystico disse...

Estou muito feliz por ter encontrado seu blog, está sendo de uma ajuda e tanto. Estarei sempre aqui estudando com vc. Abraços

hdh disse...

Estou começando o curso agora de psicopedagogia, gostaria de saber quem tem as provas de EDUCAÇÃO PSICOMOTORA e PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO?
Fiz as de teorias da aprend e metodo, e intro a psicop e tirei 0,5 em cada uma.. me ajudem por favor?

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