quarta-feira, 9 de junho de 2010

Aula 21: Didática

É uma técnica tendo a sistematização do processo (tecnicismo - tradição militar) ou humanista que é o processo de empatia criado nas relações de afeto professor-aluno (contextação da ditadura). É a interdependência entre teoria e prática.

Antigamente acreditava-se que para ser bom professor, bastava ter bom domínio sobre o assunto.

A didática tradicional tem como tripé:
- Objetivos de ensino: ajuda a organizar o conteúdo antecipando os resultados que se espera. É dividido em:
  • Intenções ampliadas da educação (LDB/ PCN)
  • da escola (projeto político pedagógico)
  • do próprio professor (domínio do conteúdo)
- Os conteúdos de ensino: deve ter uma organização lógica
- Os métodos de ensino: as estratégias utilizadas pelo professor para transmitir conhecimento. Tem aspecto interno (condições cognitivas do aluno para assimilação) ou externo (contéudo). Os aspectos externos podem ser:
  • Método de exposição do professor: verbal, demonstração (excursão, experiências...), ilustração, exemplificação.
  • Métodos de trabalho independente: tarefa preparatória (verificar conhecimentos prévios e despertar interesse), tarefa de assimilação (exercício de temas já tratados), tarefa de elaboração pessoal (respostas do próprio pensamento do aluno) e estudo dirigido (reprodução do conhecimento após exposição da matéria). Fichas didáticas e instrução programada.
  • Método de elaboração conjunta (conversação aberta).
  • Método de trabalho em grupo: objetivo de cooperação
  • Atividades especiais: complemento que enriquece o conhecimento já adquirido.
Didática crítica ou didática moderna: faz parte de um contexto social e objetiva a transformação para uma nova sociedade. Instruções dialógicas.

Os planos devem ser flexiveis e vínculados com a realidade social dos alunos.

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