Antigamente acreditava-se que para ser bom professor, bastava ter bom domínio sobre o assunto.
A didática tradicional tem como tripé:
- Objetivos de ensino: ajuda a organizar o conteúdo antecipando os resultados que se espera. É dividido em:
- Intenções ampliadas da educação (LDB/ PCN)
- da escola (projeto político pedagógico)
- do próprio professor (domínio do conteúdo)
- Os métodos de ensino: as estratégias utilizadas pelo professor para transmitir conhecimento. Tem aspecto interno (condições cognitivas do aluno para assimilação) ou externo (contéudo). Os aspectos externos podem ser:
- Método de exposição do professor: verbal, demonstração (excursão, experiências...), ilustração, exemplificação.
- Métodos de trabalho independente: tarefa preparatória (verificar conhecimentos prévios e despertar interesse), tarefa de assimilação (exercício de temas já tratados), tarefa de elaboração pessoal (respostas do próprio pensamento do aluno) e estudo dirigido (reprodução do conhecimento após exposição da matéria). Fichas didáticas e instrução programada.
- Método de elaboração conjunta (conversação aberta).
- Método de trabalho em grupo: objetivo de cooperação
- Atividades especiais: complemento que enriquece o conhecimento já adquirido.
Os planos devem ser flexiveis e vínculados com a realidade social dos alunos.
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