Psicólogo cognitivista dizia que a aprendizagem é o esforço de ligar o novo conhecimento com os conhecimentos anteriores. A aprendizagem é adaptativa por acomodação de novos conceitos a conceitos prévios modificando-os.
3 tipos de aprendizagem:
- Cognitiva (armazenamento organizado da informação na mente)
- Afetiva (sentimentos que acompanham a experiência cognitiva)
- Psicomotora (respostas musculares adquiridas por treino específico, paralela a cognitiva)
Conhecimentos já aprendidos atuam como ancora.
Ancoragem: ligar conhecimentos já adquiridos a novos, colocando-os em interação. Quando um conhecimento é ancorado (atrelado a outro) há maior probabilidade do conhecimento não se perder, levando a uma aprendizagem significativa.
Elementos subsunçores são facilitadores no processo de aprender que são os conehcimentos préviso e também os materiais usados pelo professor para tecer uma idéia inicial sobre um assunto.
A aprendizagem significativa pode acontecer de 3 formas diferentes:
- representacional (mais básica liga o símbolo ao significado)
- aprendizagem de conceitos ligados a representação de conceitos amplos (genéricos) classificados em categorias pelo aluno (faz abstrações a partir do símbolo, descola do real)
- aprendizagem proposicional (significado de idéias a partir de proposições)
A aprendizagem significativa pode ser enquanto sua organização:
- subordinado (o novo conhecimento depende do prévio para se ancorar)
- superordenado (novo material se liga a conhecimentos prévios)
- combinatório (um pouco dos dois).
Diferenciação progressiva: aprende-se idéias gerais primeiros e depois vai para as especificidades
Reconciliação integrativa: reorganiza a estrutura cognitiva quando novos conceitos se ligam aos prévios e dá outros significados.
Papel do professor
- determinar os conceitos que serão utilizados e a forma de apresentação
- identificar elementos subsunçores necessários para aprender um conteúdo
- diagnosticar o que o aluno já sabe (subsunçores)
- utilizar recursos que leve da aprendizagem conceitual para a significativa
Mapa conceitual é a relação entre conceitos, pode ser usado para a análise de curriculo, técnica didática, recurso de aprendizagem e meio de avaliação (rede de saber???)
quarta-feira, 9 de junho de 2010
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1 comentários:
Muito boa a explicação, me ajudou muito!!!
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