quarta-feira, 9 de junho de 2010

Aula 16: Bruner: aprendizagem em espiral

New York, 1915, cognitivista.

Estudou sobre a participação ativa dos alunos na aprendizagem (descoberta e exploração das alternativas), pelo currículo em espiral (forma de apresentação da matéria) e pelo desenvolvimento intelectual do aluno.

Ensinar um conteúdo pode ser para uma criança de qualquer idade, desde que seja apresentado em termos da visualização que a criança tem das coisas.

Ao entrar na escola a criança já vem com habilidades específicas treinadas em seu convivio familiar.

Para ele, a aprendizagem ocorre por meio de experimentação, ligação entre idéias apresentadas pelo professor e conhecimentos prévios.

A descoberta é o ponto central de sua teoria.
Somos motivados pela curiosidade a interagir com o mundo e criar representações dele.
3 níveis de representação do mundo:
- Etapa emotiva (ou ativa): manipulação do mundo, pré-escolar, aquisição da linguagem (pré-operatório de Piaget).
- Etapa icônica: representa mentalmente os objetos e tem representação simbólica com desenhos (operatório concreto de Piaget).
- Etapa simbólica: opera hipoteses sobre outras realidades, pensamento organizado (operatorio formal de Piaget).

A aprendizagem em espiral compreende no mesmo conteúdo sendo apresentado mais de uma vez, mas em diferentes prismas e níveis de profundidade segundo a a etapa de desenvolvimento da criança.

4 características do ensino:
- Predisposição para aprender e explorar alternativas. 3 fatores envolvidos no processo:
  • Ativação: despertar o interesse do aluno sobre o assunto
  • Manutenção: errar pouco e acertar mais direcionando o ensino para beneficios concretos
  • Direção: direcionar o aprendizado para uma meta específica
- Estruturação e forma do conhecimento. 4 razões para se ensinar uma matéria a partir da sua organização:
  • Levar os alunos a entender seus fundamentos
  • Promover a aprendizagem a partir de principios gerais
  • Compreender com exemplos específicos e servir de modelo para generalização
  • Possibilidade de re-examinar seus conteúdos
3 características na estrutura para auxiliar o aluno a dominar o conteúdo:
  • A forma de representação utilizado pelo aluno no momento da apresentação da matéria
  • A economia no que diz respeito a memorização de conteúdos por parte dos alunos.
  • A potência efetiva de uma estruturação, o poder do aluno em descobrir algo por uma análise intelectual refinada.
- Seguenciamento dos conteúdos. Variáveis importantes no sequenciamento da matéria:
  • Conjunto de informações a serem transmitidas
  • Estagio do desenvolvimento em que se encontra o aluno
  • Natureza da matéria a ser apresentada
  • Diferença individual entre os alunos
- Formas de distribuição do reforço (premio e punição diferente dos behavioristas)

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite,, seu blog poderia ficar melhor se vc e os seus seguidores postarem as provas online,, iria complementar os resumos e tb servia para uma TROCA de informações, abçs

Anônimo disse...

Desculpe... mas esse não é o objetivo do blog... A troca de provas aqui pode gerar uma idéia de "cola" e de repente até o fechamento do blog.
me mande um e-mail kinhazi@hotmail.com que eu lhe explico melhor e vemos outra forma de ajudar.

Érika Zicardi

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