terça-feira, 13 de abril de 2010

Aula 5: Psicopedagogia Legislada

A ética é a parte da filosofia que busca refletir sobre o comportamento humano e tem como objetivo elaborar principios de vida capazes de orientar o homem para uma ação moralmente correta e refletir sober os sistemas morais elaborados pelo homem.

O código de ética profissional foi criado em 1996 pela ABPp e tem 20 artigos. Ressalta o trabalho interdisciplinar e a necessidade de formação continuada e supervisão (*ver final do post)

O reconhecimento da profissão do psicopedagogo passou por uma fase de sustentação teórica baseado na Psicanálise, Psicologia Social, Psicologia Genética e Neuropsicologia. A segunda fase foi criada uma organização profissional em 1980. A terceira fase é criar uma lei federal que ainda não foi aprovada.

Alguns municipios tem legislação própria sobre a psicopedagogia que exige que cada escola tenha um psicopedagogo atuando.

Observações:

O código de ética na íntegra pode ser acessado:


Bom, como foi descrito no texto, os pilares da psicopedagogia são teorias psicológicas, assim o código de ética é bem similar ao código de ética do psicólogo. Se alguém quiser conferir está aqui:



2 comentários:

Unknown disse...

Voce tem lido os livros sugeridos pelos professores....

Érika Zicardi disse...

Ixi Carol
Tá dificil seguir o calendário para ler os livros textos... hehehe mas tenho fé que vou ter uma folguinha pra isso ainda...rsrsrs
E vc? tem conseguido ler os livros sugeridos?

Postar um comentário