sábado, 21 de agosto de 2010

Aula 9: Corpo Significante

Com a abertura política e pressões sociais a favor dos direitos humanos, as técnicas corporais que inibiam o movimento e dominavam o corpo perderam sua força.

A partir de 1980 no Brasil e Argentina, além de um corpo que ouve e aprende, ele também fala e se expressa. Essa idéia é baseada nos princípios da psicanálise, psicologia das comunicações não verbais e da etologia infantil (mensagens humanas se dá pelas mímicas).

Os psicomotristas da terceira geração acreditavam que abolindo o autoritarismo e formalismo (função paterna – lei e ordem) podia-se superar as dificuldades na área da psicometria.

Lapierre fundou a psicomotricidade relacional. Ele acreditava que toda reeducação gera insegurança e resistência, por isso, é preciso ter uma qualidade na relação (criança - psicometrista), com afeto. Ele deixou de dar tanta ênfase ao aparato técnico e priorizou as relações humanas.

Era preciso ver o que há de positivo na criança, o que ela já sabe fazer e não o que ela ainda não faz (seu déficit). Neste ponto abandona-se o modelo médico e não há mais reeducação, e sim educação que é desenvolver as potencialidades da criança.

Apesar de influenciado pela ciência positiva, Lapierre quebra com o modelo médico e higienista, e parecido com a escola nova ele recupera para a criança um lugar de reconhecimento e poder.

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