quarta-feira, 9 de junho de 2010

Aula19: Perrenoud: teoria das competências

Suíço, sociólogo.

Propõe um modelo educacional com ciclos de 3 anos para desenvolver as competências de sua faixa etária. A criança não deve repetir um ciclo, pois tem mais tempo para desenvolver competências específicas, assim a avaliação deve ser mais eficiente para identificar as dificuldades.

PQT (Programa de Qualidade Total)
Competência é a capacidade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos para solucionar com pertinencia e eficácia uma série de situações.

Assim na escola ou empresa busca-se alcançar os objetivos e cabe ao gestor capacitar seus funcionários para desenvolver competências necessárias para a realização de suas tarefas, bem como a resolução de problemas cotidianos com maior eficácia.

Na escola o tempo para o desenvolvimento de competências deve ser aumentado (ciclo de 3 anos).
Na empresa pensa-se em lucro e para ter lucro é preciso redução de tempo.

A competência é adaptativa, vai desenvolvendo conforme a necessidade.
Tem competências não escolares formadas na relação, assim o professor deve aproveitá-las.

A competência é o domínio prático que passa pela compreensão da ação. A habilidade é a ação em si.

O currículo escolar não é estático e a estrutura do conteúdo não garante por si a aprendizagem. O currículo deve ter mobilidade, deve ter diminuição dos conteúdos a serem transmitidos e os alunos devem ter um tempo maior para exercitar seus saberes.

A relação professor- aluno deve ser horizontal.
A finalidade da avaliação é identificar as dificuldades existentes.

0 comentários:

Postar um comentário