segunda-feira, 19 de abril de 2010

Aula 15: Escola inclusiva

O Congresso Mundial de Educação para Todos (1990) teve duas metas:
- Erradicação do analfabetismo em 10 anos
- Universalização do Ensino Fundamental.

Em 2000 a UNESCO estabeleceu 6 metas:
- Expandir e melhorar a educação, principalmente para crianças em vulnerabilidade social.
- Assegurar a todas as crianças (meninad minoria étnica) acesso a educação primária.
- Assegurar aprendizagem igual com programas apropriados.
- Atingir até 2015 aumento de 50% de alfabetização de adultos.
- Atingir até 2015 igualdade de gênero no acesso a educação básica.
- Melhorar todos os aspectos relacionados a qualidade na educação.

Para êxito na escola inclusiva há duas questões:
- Formação de professores: é preciso que os cursos aliem a teoria com a realidade prática. a formação fragmentada aposta no indivíduo e prejudica a articulação interdisciplinar do curriculo.
- Projeto político pedagógico: o projeto é coletivo, é preciso diagnosticar a demanda, integrar áreas de saber. Essa programação atende uma determinada clientela e por isso não dá para utilizar o mesmo projeto em outra escola.

A educação inclusiva deve melhorar nossa capacidade de vivermos juntos.

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