segunda-feira, 19 de abril de 2010

Aula 14: Inclusão escolar

A inclusão não envolve apenas alunos com necessidades educacionais especiais, mas também sua família, professores e comunidade.

Quanto mais cedo as crianças tiverem contato com grupos diferentes, mais rápido farão os processos de integração com ajuda mútua.

A inclusão vem dos princípios de justiça e igualdade, onde todos tem direito à acesso à educação nas mesmas condições. Antes usava-se o modelo médico de integração, onde a diferença deveria ser superada.

1° marco: Conferência Mundial de Educação para todos (UNESCO) 1990.
2º marco: Declaração de Salamanca - 1994 que tem como objetivo:
- Atender alunos especiais em escolas próximas de sua casa.
- Ampliar o acesso desses alunos em classes comuns.
- Fornecer capacitação aos professores para atendimento de qualidade.
- Favorecer a aprendizagem em conjunto, porém com objetivos e processos diferentes.
- Professor deve utilizar formas criativas para que todos aprendam.
3º marco: LDB - 1996.

Professores que vêem a inclusão de modo positivo, destacam a solidariedade e a aceitação como fatores importantes na relação.

Professores que vêem a inclusão de modo negativo, relatam problemas:
- Estruturais: turmas muito grandes o que impede um atendimento individualizado, múltiplas jornadas de trabalho que limitam o tempo para busca de informações. Estes problemas estão sendo usados como justificativa para não trabalhar a inclusão.
- Problemas causados pelas peculiariedades dos alunos: falar que o aluno especial cessa o trabalho em grupo é preconceituoso, ele tem capacidade de criação também, apenas a comunicação pode ser diferente.

Observações:
Os professores provavelmente não percebem que estão sendo preconceituosos em sua prática e que desta forma acabam segregando o aluno com necessidades educacionais especiais.
É como foi dito no texto, baseado em uma cultura capitalista parece besteira investir na educação de uma pessoa improdutiva. Isso soa pesado, mas esta introjetado em nós.

0 comentários:

Postar um comentário