Suiço (1896) formou-se em biologia e lecionou psicologia.
- Teoria interacionista: conhecimento se dá na interação sujeito – objeto.
- Usou suas filhas para os experimentos.
Epistemologia genética (psicogenética ou construtivismo)
- Não era educador, queria descobrir a origem do conhecimento e não formar um método de ensino.
Equilibração majorante
- Processo de aprender: desequilibrio, assimilação, acomodação e equilibrio.
Desiquilibrio: conhecimento que temos do objeto é menor que o contido no objeto
Assimilação: busca por esses conhecimentos
Acomodação: reorganização dos esquemas cognitivos
Equilibrio: quando o objeto não gera mais dúvidas.
Estágios do desenvolvimento (não tem idades fixas)
- Sensório-motor (0 – 2 anos)
Conhece o mundo pelos sentidos (atos motores) a principio involuntários.
Inteligencia prática
Contato com o meio direto e imediato (sem representação mental)
Relação simbiótica com a mãe
Fala simbólica
- Pré-operatório (2 – 7 anos)
Fase do porquê e do faz de conta
Aquisição da fala e representação mental
Egocentrico, não tem reversibilidade
Deixa-se levar pela aparência
- Operatório-concreto (7 – 12 anos)
Noção de tempo/ espaço, velocidade, ordem e causa.
Abstrai dados da realidade
Tem reversibilidade
- Lógico-formal ou operatório formal (acima de 12 anos)
Tem abstração total a partir de hipóteses
Independencia
Contribuições de Piaget para a pedagogia
- Estágios adequados para ensinar cada conteúdo
- Lógica da criança é diferente do adulto (trabalhou com Binet e Simon em teste de QI)
- Desenvolvimento cognitivo continua até a morte (motivado pela curiosidade)
- 4 fatores para passagem de um estágio a outro:
Maturidade do sistema nervoso
Interação social
Experiencia física com objetos
Equilibração
1 comentários:
Olá! Como posso participar do grupo, achei interessante. Obrigada!
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